Crescer na carreira sozinha é possível? A resposta, no limite, pode até ser afirmativa, mas eu te digo que o processo certamente vai demorar muito mais e você, provavelmente, vai tomar decisões e caminhos que poderiam ser evitados se estivesse sendo acompanhada.
Mentoria de carreira é sobre isso: ganhar suporte ao longo da sua jornada profissional, tendo como parceira uma pessoa mais experiente no caminho que você está trilhando e com disposição para te mostrar as trilhas mais seguras, os obstáculos que você ainda não viu e as oportunidades que você não pode perder.
Tive a sorte de contar com profissionais que fizeram esse papel durante toda minha carreira e ainda hoje não dispenso a chance de sentar para um café com pessoas em quem confio para estarem nessa posição de mentoria.
Com essas pessoas podemos expor preocupações e desafios, sabendo que, do outro lado, há um ouvido atento e um desejo intencional em me ajudar a dar o próximo passo com mais convicção.
Como mulher, contar com outra mulher do outro lado da mesa nesse papel de mentora é ainda mais significativo e eficaz. Por isso, quero te mostrar nesse texto como esse é um benefício que você também pode usufruir para avançar na carreira!
Tirando algumas dúvidas iniciais sobre mentoria de carreira
Talvez você já tenha se perguntado qual a diferença entre ter uma mentora e ter amigas do seu ramo profissional que te aconselhem e troquem experiências. Eu digo que o segredo está na intencionalidade e na preparação da pessoa como mentora.
Diferente de uma conversa informal que surge quando algumas mulheres líderes se juntam e compartilham seus desafios do momento, uma mentoria é algo desenhado previamente para te ouvir e para te ajudar. Do outro lado, existe uma pessoa que se preparou para te dar assistência e que vai olhar para a situação com intencionalidade em te auxiliar.
Além disso, ter uma mentora é ter uma frequência pré-definida de encontros, seja por um período limitado ou não. Isso significa que você pode ter um combinado de mentoria de um semestre, com encontros semanais, ou de um ano, com encontros mensais. Esses são só alguns exemplos para mostrar que na mentoria existe planejamento e você ganha mais segurança de que sua carreira está sendo amparada de forma consistente.
Em quais momentos da carreira uma mentoria é útil? Essa é outra pergunta que costumo receber e costumo dizer que seria ótimo se mulheres tivessem mentoras em todos os momentos, afinal, nunca vamos deixar de precisar de suporte, certo? Mas sei que, na prática, isso nem sempre é possível, pelos mais diversos motivos.
No entanto, você pode ter certeza que é possível usar a mentoria seja para resolver um desafio pontual durante um curto espaço de tempo, seja para te acompanhar em um movimento mais ousado, como uma transição de carreira ou ao assumir um cargo de alta liderança, seja até mesmo como acompanhamento mais fixo.
Você também pode acabar tendo mais de uma mentora ao longo da carreira e isso é bastante comum, principalmente quando seu meio profissional e sua área de atuação começam a mudar.
Ah, outro ponto importante é que mentoria não é garantia de resultado e esse é um ponto em que você deve estar atenta ao observar na hora de contratar alguém como mentora. Evite profissionais que garantem resultados práticos, como promoções e mudanças de carreira em um tempo pré-determinado, afinal, mentoria é um trabalho conjunto que depende de diversas variáveis para chegar aos resultados que você deseja inicialmente.
Porque você deveria considerar ter uma mentora
Espero que você tenha gostado de entender mais sobre esses detalhes da mentoria, sei que são dúvidas comuns já que nem todas as mulheres já passaram por esse processo.
Agora quero destacar alguns pontos de vista sobre mentoria que vão te fazer ficar com vontade de buscar uma mentora assim que terminar esse texto. Vou te mostrar que existem ainda mais vantagens do que você imagina.
É uma forma de não caminhar sozinha
Muitas mulheres me procuram com um mesmo problema, que é a sensação de solidão no mercado de trabalho, principalmente como liderança. A cada novo degrau na escada hierárquica, vamos vendo menos mulheres ao nosso lado, afinal ainda estamos em um cenário em que a equidade de gênero não foi alcançada na maioria das empresas.
Nessas horas, é claro que o networking faz diferença, já que você tem uma rede de mulheres na liderança para contar, se inspirar e ganhar suporte. No entanto, contar com uma mentora é muito mais específico, já que é alguém com uma conexão de maior prazo, intenção e disponibilidade. Você já sabe que pode contar com alguém experiente para compartilhar situações que está passando.
Outras mulheres já passaram pelos desafios que você tem
Algo em que acredito muito é que sempre que possível devemos nos beneficiar dos aprendizados que outras mulheres já tiveram e compartilharam conosco. Isso porque, naturalmente, já teremos desafios em que vamos precisar aprender como superar do zero, então porque não otimizar nosso tempo e energia aprendendo sobre alguns caminhos?
A mentoria traz bastante desse tipo de aprendizado, já que em geral nossas mentoras são profissionais em um nível acima de experiência e trazer essa bagagem de conhecimentos para as conversas.
Você vai se sentir mais inspirada e motivada
Ainda falando sobre aprender com quem já passou por alguma situação, a mentoria proporciona inspiração e motivação para sua jornada. Você vai descobrir que, mesmo passando por momentos extremamente desafiadores como os que você tem no presente, suas mentoras conseguiram superar aqueles obstáculos e hoje se encontram em um outro patamar de carreira.
Olhar para essas profissionais e descobrir como elas lidaram com cada situação, assim como quais foram seus cases de sucesso, vai te trazer excelentes referências para não desanimar na sua trilha como liderança feminina.
Você pode ser vulnerável
Como liderança feminina, muitas vezes nos fechamos para o exterior, evitando ser vulneráveis como se isso significasse algum tipo de fraqueza. Essa é uma mentira que o mercado nos conta e que é uma das razões de muitas mulheres se sentirem isoladas e solitárias em posições de liderança.
Se você se sente assim, saiba que a mentoria é um espaço seguro para expor dificuldades, inseguranças e ser vulnerável como processo do seu crescimento!
Serve para diferentes momentos de carreira
Buscar uma mentoria de carreira não precisa se limitar a um momento específico da sua jornada. Na verdade, existem diferentes tipos de mentoria e até mesmo diferentes perfis de mentoras no mercado.
Isso quer dizer que você pode contar com mentoras mais focadas em transição para cargos de liderança, para líderes iniciantes, por exemplo. Também existem mentoras com foco em nichos de mercado, que podem ser estratégicas para te ajudar em uma evolução mais técnica. Outras ainda podem trabalhar com você em um acompanhamento que traga mais clareza sobre seus objetivos e te ajude a traçar um plano de desenvolvimento para alcançá-los.
Se torna uma plataforma de impulsionamento
Acima de tudo, ter uma mentora é uma plataforma de impulsionamento para sua carreira! Uma pessoa que tem habilidades e competências para te direcionar, tirar dúvidas, amparar na tomada de decisões, trazer insights e visões de mundo e de negócio que vão transformar a forma como você trabalha e evolui na profissão.
Quero buscar uma mentora! Por onde começo?
Algumas mentorias acabam começando de forma bastante espontânea, quando fazemos networking, conhecemos outras mulheres da área e a conversa despretensiosa se torna um pedido formal para que a outra se torne mentora.
No entanto, é cada vez mais comum que busquemos ativamente por mentorias, seja através de programas especializados ou fazendo uma espécie de hunting de qual profissional oferece o serviço e tem mais fit com nossas necessidades atuais.
Um ponto de partida é buscar programas de mentoria, que podem ser coletivas ou individuais, mas que são oferecidos com algum propósito pré-definido. Por exemplo, podemos ter programas de mentoria focados em mulheres que são liderança, programas focados em mulheres negras no mercado de trabalho ou mesmo mulheres que estão em transição de carreira.
O mais interessante de programas focados é a possibilidade de colocar sua energia nessa área de desenvolvimento naquele momento, podendo seguir trabalhando em outros desafios num segundo momento.
Programas de mentoria também contam com a facilidade de te indicar mentoras competentes, fazendo o “match” entre suas necessidades e mulheres que têm habilidades para ajudar, evitando assim que você precise ativamente procurar alguém do zero.
Outro ponto de partida é estudar o background da sua mentora. A trajetória e a área de atuação da pessoa que vai te mentorar são fatores importantes para considerar, já que eles impactam diretamente nas conversas que você vai ter e no grau de suporte que a mentora vai conseguir oferecer.
Por fim, quero deixar algumas dicas para você aproveitar ao máximo suas mentorias quando iniciá-las. Primeiro, vá sempre com suas dúvidas e pontos de tensão mapeados, essa clareza em entender como ela pode te ajudar vai acelerar o seu processo de desenvolvimento. Além disso, não saia de cada sessão sem ter acionáveis práticos e, é claro, coloque em prática entre um encontro e outro. Você vai ver que isso vai te ajudar a progredir e registrar o seu progresso.
Espero que você tenha terminado esse texto convicta da relevância de contar com mulheres mentoras na sua carreira. Tenho certeza de que esse tipo de conexão vai apenas potencializar a sua carreira.