Com a Pandemia de Covid-19 se espalhando pelo Globo, não teve jeito, home office passou a fazer parte da rotina de milhões de pessoas mundo afora. No entanto, mesmo com os bons resultados em meio a um cenário caótico, algumas empresas mal viam a hora de poder levar todas as pessoas ao trabalho presencial novamente.
Em 2023, com as vacinas e a transmissão de Coronavírus sob controle, essa discussão está cada vez mais inflamada. Seria a necessidade de isolamento social a única justificativa para o trabalho remoto?
Em 2021, 57,5% das empresas afirmam ter adotado o modelo home office no Brasil, de forma parcial ou total, conforme pesquisa da FGV. No final de 2022, conforme o mesmo estudo, o percentual de pessoas trabalhadoras com algum dia em home office passou de 55,5% para 34,1%.
Por outro lado, uma pesquisa recente do Datafolha mostrou que 52% dos brasileiros querem trabalho remoto ou híbrido. Mas quais são os motivos que levam as pessoas a preferir trabalhar de casa?
Vantagens do trabalho home office para pessoas colaboradoras
O estudo “futuro da vida no trabalho”, feito pela Sodexo em parceria com a Harris Interactive, mostrou os principais motivos para as pessoas preferirem o regime de home office para trabalhar, entre eles, estão:
Evitar o transporte público
Durante a pesquisa, mais da metade das pessoas entrevistadas (55%) indicaram que preferem trabalhar de casa porque isso elimina a necessidade de deslocamentos diários, o que economiza tempo e dinheiro, além de reduzir o tráfego nas ruas, que nos leva a uma segunda vantagem: os benefícios ambientais, como a diminuição da poluição do ar.
Sentir-se mais seguro
50% das pessoas pesquisadas também atribuíram à segurança a preferência pelo modelo de trabalho remoto. Além do risco que se corre durante o período de locomoção (acidentes e assaltos, por exemplo), o home office também previne da possibilidade de pegar doenças e infecções.
Leia também: preconceito de gênero no trabalho, como se manifesta e como acabar com ele
Ter menos estresse, cansaço e passar mais tempo com a família
49% do público também considera que o trabalho no modelo de home office reflete em menos estresse e cansaço. Os dois primeiros motivos com certeza contribuem para isso, afinal, trabalhando de casa, muitas pessoas evitam horas no trânsito, especialmente nas cidades maiores, como São Paulo e Rio de Janeiro, que, depois de Brasília, são as cidades com maior número de trabalhadores remotos no Brasil.
45% das pessoas pesquisadas também afirmam valorizar o home office porque assim podem economizar tempo de deslocamento e passar mais momentos em família.
Conforme a pesquisa, esses fatores se tornaram tão importantes para pessoas colaboradoras que, caso fossem trocar de emprego, a maior parte das pessoas da pesquisa dizem que levariam em consideração as políticas de flexibilidade no trabalho, que envolvem possibilidade de home office e o tempo de trajeto até a empresa, tanto quanto salário, cargo e benefícios.
Mas o home office não traz vantagens somente para as pessoas colaboradoras.
Vantagens do trabalho home office para empresas
As empresas também podem experimentar algumas vantagens quando o assunto é aderir ao trabalho remoto. Veja algumas delas:
Redução de gastos administrativos
Com o modelo de trabalho remoto, as empresas podem economizar significativamente em despesas como aluguel de escritórios, contas de energia, água e manutenção de infraestrutura física.
Além disso, os custos com transporte e alimentação dos funcionários também são reduzidos. O trabalho remoto permite que as empresas operem de forma mais enxuta, direcionando recursos financeiros para outras áreas do negócio.
Aumento da produtividade
Para muitas pessoas, o ambiente de casa pode ser mais propício à concentração e produtividade do que um escritório movimentado. Quando possuem um ambiente propício para o trabalho em casa, acabam sofrendo menos interrupções e distrações.
Além disso, 19,5% das empresas consideradas em um estudo da FGV consideram ter ocorrido aumento na produtividade de suas pessoas colaboradoras com a adoção do home office. Entre as pessoas colaboradoras, a maioria se considera mais produtiva no trabalho remoto.
Acesso a talentos globais
Uma vantagem valorizada especialmente pelas pessoas recrutadoras é: o home office permite que as empresas contratem pessoas de qualquer lugar do mundo, desde que tenham acesso à internet.
Como você deve imaginar, isso amplia o número de candidatos e candidatas com aptidão para a vaga e pode resultar em equipes mais diversificadas e inovadoras.
Home office como estratégia de inclusão
O home office permite que pessoas com diferentes características e necessidades possam participar ativamente do mercado de trabalho, independentemente de limitações físicas, geográficas e outras. O home office, quando utilizado como estratégia de inclusão, contribui para o aumento da diversidade da empresa, buscando igualdade de oportunidades.
Para pessoas com deficiência, o home office elimina barreiras arquitetônicas e proporciona maior acessibilidade. Da mesma forma, o home office favorece a inclusão de pessoas que vivem em áreas remotas ou com dificuldade de acesso a empregos.
O trabalho remoto amplia as oportunidades para outros grupos, como de mães e pais, que desejam conciliar suas responsabilidades familiares com o trabalho, além de facilitar o dia a dia de pessoas que estão em processo de transição de gênero, por exemplo.
1 em cada 4 pessoas ocupadas poderiam trabalhar remoto no Brasil
6,5 milhões de brasileiros trabalhavam no modelo home office no Brasil em dezembro de 2022, mas conforme o Ipea, existem cerca de 20,5 milhões de pessoas que estão em ocupações que poderiam ser realizadas de forma remota. Esse número representa cerca de 23% do total de pessoas ocupadas.
Leia também: vagas afirmativas, o que são e qual a sua importância
De qualquer modo, o trabalho remoto brasileiro tem um rosto, conforme um estudo do Dieese, o perfil da pessoa que trabalha nesse modelo é de mulheres brancas, com ensino superior e casa própria.
Home office e maternidade
Uma das principais vantagens do home office é a flexibilidade que ele oferece. Especialmente para mães e outras pessoas cuidadoras, o modelo de trabalho remoto permite a adaptação do horário de trabalho para se adequar às necessidades pessoais e das pessoas cuidadas.
Flexibilidade de horários, economia de tempo e maior envolvimento com a educação e desenvolvimento dos filhos são as principais vantagens do trabalho remoto para mulheres mães. Afinal, muitas mulheres desejam continuar se desenvolvendo em suas carreiras, sem deixar de lado o tempo de qualidade que desejam ter com seus filhos.
Leia também: maternidade e trabalho, quais são as políticas de parentalidade da sua empresa?
Home office e o desafio do equilíbrio
Trabalhando de forma remota, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional se tornou um desafio para pessoas de diversas áreas de atuação, afinal, passando mais tempo em casa, pode ser difícil entender a hora de parar de trabalhar. Por outro lado, também é necessário muito comprometimento com os horários e as demandas.
Nesse caso, o papel das empresas passa a ser garantir que as pessoas colaboradoras trabalhem apenas dentro do horário estipulado, evitando problemas de saúde e até mesmo jurídicos, seja dentro ou fora do espaço físico da companhia.
Além disso, trabalhar em casa pode levar uma pessoa ao isolamento social, especialmente para aqueles que não têm interações regulares com colegas de trabalho. Com isso, a falta de contato humano pode afetar o bem-estar emocional da pessoa.
Algumas atividades, como brainstorming ou reuniões ao vivo, podem ser mais desafiadoras no ambiente remoto, afinal, a interação face a face muitas vezes facilita a colaboração, a resolução de problemas e a criatividade em equipe.
Mas qual é o melhor caminho, então?
Embora o home office tenha suas vantagens, muitas pessoas também gostam de ter um espaço para ir trabalhar. Por isso, muitas empresas estão explorando abordagens híbridas, combinando trabalho remoto e presencial.
Com isso, as organizações podem aproveitar os benefícios do home office, ao mesmo tempo em que garantem interações sociais e colaboração face a face quando necessário.
Apesar do número de posições home office estarem diminuindo, as mudanças causadas no mercado continuarão presentes. Muitas empresas já estão adaptadas com esse modelo de trabalho e assim seguirão.
Para as pessoas colaboradoras, isso é bom. Afinal, há espaço no mercado de trabalho para pessoas com diferentes necessidades e preferências. Pra você, qual é o melhor modelo de trabalho no momento?