Crescimento profissional não é tão simples quanto falam, nem tão complicado para que seja algo inatingível. Sabemos que todo profissional quer evoluir em sua carreira e compreender por onde começar em um percurso tão cheio de curvas acentuadas, riscos e possibilidades, mas isso não é uma tarefa fácil.
Dentro das empresas, ainda hoje há pouco planejamento e direcionamento para esses assuntos, muitas vezes os líderes também têm dificuldades em ajudar seus colaboradores a planejarem e traçarem um plano de carreira bem consolidado e nem sempre conseguem fazer isso para si próprios.
Por isso, nós Mulheres no Comando, criamos esse artigo para ajudar você a começar essa trajetória. Vamos as dicas?
1 – Invista em autoconhecimento
Nos conhecer é o passo definitivo para quem quer evoluir em sua profissão e nos leva a ter mais autoconfiança, entender e respeitar nossos limites e reconhecer nossos pontos fortes e fracos. Assim, conseguimos visualizar onde queremos chegar, descobrimos habilidades que passaram despercebidas e entendemos qual profissão realmente nos faz feliz e realizados.
2 – Faça cursos de especialização
Mesmo tendo familiaridade com o que se trabalha, é necessário se atualizar constantemente. Se tornar referência naquilo que se faz é um passo importante para ascender em sua carreira, pois isso te dá autoridade de fala. Além de que, quanto mais aprendemos, mais agregamos a nossa carreira.
Muitas vezes deixamos de fazer alguma especialização, curso e etc, porque são pagos, mas vale lembrar que dentro da internet conseguimos uma infinidade de cursos, aulas, vídeos, livros sobre os mais variados assuntos e áreas. Mesmo assim, sua área de atuação exige algo mais técnico ou não encontrou especificamente o que gostaria? Veja a terceira dica.
3 – Desenvolva seu networking
Investir em uma boa rede de contatos sempre nos ajudará a continuarmos atualizados em nossas carreiras e/ou áreas para qual queremos migrar. É uma troca de informação muito rica, onde sempre se aprende, se ensina e claro, faz toda a diferença na hora de conseguir a vaga de emprego dos sonhos.
Sabemos que mulheres são as que ainda tendem a não praticar tanto o famoso networking por inúmeros motivos: medo de assédio, muitas vezes são silenciadas, falta de convites entre outros.
Queremos reforçar nesse tópico que nossa empresa atua muito ativamente sobre esse assunto e muitos outros. Temos cursos, palestras, workshops e eventos, todos voltados para desenvolver e ajudar outras mulheres a liberarem seu potencial. Se quiser saber mais, clique aqui.
4 – Invista em sua saúde mental
O processo de crescimento profissional não são flores, há muito tempo investido, muito estudo, suor (em sua forma figurativa e literal) e muitas idas e vindas. Por isso, nesse percurso, é fundamental sabermos respeitar nosso limite, tanto físico quanto mental.
A saúde mental cada vez mais tem se tornado o foco das empresas que verdadeiramente se preocupam com o bem estar de seus funcionários. Até porque, quando estamos mal, não produzimos o quanto gostaríamos, nem conseguimos absorver novas funções e habilidades.
É imprescindível que em sua busca profissional, haja o cuidado com a mente. Procure um profissional da área, pratique esportes, reserve um tempo só para si. Lembre-se que chegar “ao topo” não pode custar seu bem estar e sua saúde!
5 – Desenvolva seu marketing pessoal
O marketing em tempos modernos e cheio de informações como hoje, ainda é visto por muitos como “apenas” uma forma de venda. Não necessariamente, se usará o marketing apenas para promover produtos e serviços.
Sua maior empresa, é você mesmo! Invista em sua marca pessoal, valorize seus pontos fortes, se posicione sobre o que acredita, mostre quem você é de uma forma que outras pessoas queiram te ter no time, ou então, trabalhar em sua empresa. Use suas habilidades a seu favor e assim alcance o tão esperado crescimento profissional.
Esperamos que essas dicas te ajudem a crescer, é importante ressaltar que nós Mulheres no Comando acreditamos que todos tem um potencial a ser liberado pelo mundo, comece por você!
Para ler mais artigos como esse, basta clicar aqui!